Fístula

O que é fístula?
Entre em contato
conosco hoje mesmo.

Sem compromisso.

Fístulas são trajetos anormais, geralmente estreitos, que estabelecem uma comunicação entre duas ou mais estruturas anatômicas, normalmente separadas e independentes, como, por exemplo, a comunicação entre a bexiga e a vagina, conhecida como fístula vesicovaginal. Também pode haver fístula entre a vagina e o ureter e fístula entre a vagina e o reto. Estas são as fístulas retovaginal e ureterovaginal.


Como surgem as fístulas genitais?

FístulaFístula pode ocorrer congenitamente, mas geralmente, são adquiridas por acidentes, cirurgias ou por radioterapia. O prolapso genital pode causar fístula pela exposição e pelo atrito da vagina, reto e útero com o exterior. O câncer avançado é uma causa excepcional de fístula.

Mais comumente, a fístula decorre de cirurgias ginecológicas difíceis e partos traumáticos. As apresentações mais comuns são: a fístula vesicovaginal após histerectomia e a fístula vesicovaginal após cesariana. O sintoma mais expressivo da fístula vesicovaginal é o escoamento de urina através da vagina.

A fístula vesicovaginal não representa um risco eminente à vida. No entanto, a perda de urina através da vagina, sem nenhum controle, pode causar sofrimento a quem tem o problema. Estas mulheres relatam o constrangimento com o uso de fraldas e assaduras, restrição do convívio social e depressão.


Como é o tratamento da fístula?Tratamento da Fístula

O tratamento da fístula vesicovaginal pode ser feito, exclusivamente, pela via vaginal. Isto representa uma enorme vantagem para todas as pacientes, especialmente aquelas obesas ou com outras complicações de saúde. Alguns recursos como a cistoscopia e a laparoscopia podem ser muito úteis no tratamento dos casos mais difíceis.

Nossa equipe também possui grande experiência no tratamento de fístula retovaginal e fístula ureterovaginal.

O procedimento dura em torno de 2 horas, com mínima ou nenhuma dor no período pós operatório. A hospitalização é de 24 a 48 horas em média, e a recuperação se dá em 7 a 10 dias.


Como Pagar Marque Sua Consulta
Depoimentos

Conheci Dr. Celso Ronsini em 2003 quando estava sofrendo com um fluxo menstrual muito intenso e descobri uma hiperplasia de endométrio que foi rapidamente resolvida...

Ver mais...

Estou aqui para agradecer primeiro a Deus por me ter colocado o Dr Celso em meu caminho e sua equipe. Sem contar uma pessoa que jamais poderia ser esquecida sua secretária (Patrícia) uma pessoa que jamais irei esquecer.

Ver mais...